top of page

Linhas de pesquisa

Os projetos extensionistas visam agregar pesquisadores, corpo técnico e discentes no desenvolvimento de ações capazes de articular a universidade, comunidades e as cidades da Amazônia brasileira em uma perspectiva dialógica, considerando que ambas, atuam em conjunto e podem contribuir com a produção e transformação do espaço, promovendo significativas mudanças sociais por meio de práticas educativas e de caráter acadêmico. Privilegia-se a interação entre a sociedade e a comunidade universitária.

Comunidade e Univer(cidade) em movimento: Ações de Extensão

Dinâmica urbano-regional e (re)reprodução do espaço

As pesquisas são direcionadas as dinâmicas urbano-regionais e a (re)produção do espaço na Amazônia brasileira considerando as complexidades das relações e processos espaciais (urbanização e metropolização), as políticas urbanas, metropolitanas e regionais, os modos de vida nas vilas, cidades e metrópoles; a relação dialética na reprodução da natureza, da sociedade e da região.

Conhecimento geográficos, Educação Geográfica e Ensino de Geografia

As pesquisas são direcionadas aos estudos sobre a construção de conhecimentos/saberes geográficos na perspectiva da formação de professores e prática de ensino em geografia na Amazônia brasileira, considerando os diferentes contextos e pluralidade de realidades das escolas na/da Amazônia. Compreende-se ainda a educação geográfica e o ensino de geografia para a construção do pensamento espacial e o raciocínio geográfico que contribuam com o processo de ensino e aprendizagem.

Dinâmicas agrárias e ambientais na Amazônia brasileira

As pesquisas são direcionadas às dinâmicas agrárias e ambientais na Amazônia brasileira e busca contemplar investigações no campo e na cidade, compreendendo disputas e conflitos territoriais em torno dos bens naturais e povos amazônicos. O uso, apropriação e expropriação do espaço, as análises espaciais, considerando os distintos agentes que atuam na região.

bottom of page