
Produtividade Acadêmica
Pesquisa atual
2023 - Atual
Urbanização e metropolização na Região Metropolitana de Manaus sob a perspectiva lefebvreana da produção do espaço
Descrição: Projeto de Pesquisa aprovado no âmbito da Produtividade Acadêmica desenvolvido na UEA, que visa analisar a produção social do espaço urbano-regional considerando os processos de urbanização e metropolização na Região Metropolitana de Manaus. E ainda: - Caracterizar os processos de urbanização e metropolização, no recorte espacial em análise, apontando as condições materiais existentes, as marcas produzidas no território e no cotidiano vivido; - Discutir as transformações econômicas (cotidiano e conjuntura de comércios, serviços e do trabalho) considerando as adaptações e ressignificações no contexto pós-pandêmico, especialmente na metrópole Manaus.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Isaque dos Santos Sousa - Coordenador
Susane Patrícia Melo de Lima - Integrante.
Principais pesquisas
2016 - 2018
Dinâmicas urbano-regionais na Região Metropolitana de Manaus: uso e ocupação do espaço em Iranduba e Manacapuru
Descrição: A temática da pesquisa consiste em abordar as dinâmicas observadas no espaço urbano e regional, por meio do mercado imobiliário, o qual foi impulsionado pelos empreendimentos do poder público, bem como, por meio dos investimentos do setor privado. O recorte espacial considerado abrange os municípios de Iranduba, Manacapuru, localizados na porção sul-sudoeste da Região Metropolitana de Manaus (RMM), ambos tem sido ponto de partida nesta análise, visto ser por eles que dinâmicas decorrentes do processo de metropolização se materializam apontando a força da dinâmica capitalista. Diante disso, o objetivo geral da presente proposta de pesquisa é analisar as transformações socioespaciais ocorridas nestes municípios, tendo como foco as mudanças produzidas pelo mercado de imóveis e outras atividades do setor terciário, considerando as mudanças no espaço regional impulsionadas pelos empreendimentos do poder público e os investimentos do setor privado, influenciando assim, no uso e ocupação do espaço urbano-regional..
Isaque dos Santos Sousa - Coordenador
Ana Paulina Aguiar Soares
Flávio Wachholz
Valdir Andrade Soares Filho
Eduardo Henrique Freitas Braga
Susane Patrícia Melo de Lima
Gerliane de Sousa Castro
Maria Francisca Souza de Nelly
Wesla Cristina Pires Pinheiro
Marcos Almeida de Souza
2021
Região Metropolitana de Manaus e reestruturação produtiva na pandemia de Coronavírus
Descrição: Analisar a reestruturação espacial e econômico-produtiva da Região Metropolitana de Manaus, ante os impactos da pandemia do novo coronavírus, precisamente na metrópole Manaus e nas cidades de Iranduba e Manacapuru. A presente pesquisa se propõe a analisar as implicações cotidianas, conjunturais e estruturais, enquanto uma tríade analítica, dentro do contexto neoliberal, de reestruturação produtiva a partir da pandemia pela COVID-19, nos municípios da RMM, a saber, a metrópole Manaus, Iranduba e Manacapuru. A pesquisa tem como foco as transformações socioespaciais na RMM, considerando para a tríade analítica as condições sociais e econômicas, desencadeadas a partir dos impactos da difusão do vírus nestes lugares. Nesta perspectiva, alguns conceitos utilizados nas análises ganham destaque tais como metrópole, metropolização, produção dos espaços urbano e metropolitano, reestruturação socioespacial, dentre outros.
Isaque dos Santos Sousa - Coordenador
Susane Patrícia Melo de Lima
Maria Beatriz Pereira Monteiro
Lorena Malaquias Gato
Michelle Mendonça de Aguiar Oliveira
Nara Natiere Rocha Fernando
2019 - 2021
Processo de metropolização do espaço e as relações urbano-rurais
Descrição: As atividades a serem desenvolvidas nesta proposta discorrem acerca de temática já perscrutada pela docente, a saber, o processo de metropolização vivenciado na Região Metropolitana de Manaus/RMM, que é observado significativamente na porção sul-sudoeste na Região Metropolitana de Manaus, quer sejam, os municípios de Manaus, Iranduba e Manacapuru. Neste caso, Manaus sendo a metrópole que difunde seu valores, códigos, características, significantes e significados da metropolização.
Susane Patrícia Melo de Lima - Coordenadora
2019 - 2021
A metropolização do espaço e as dinâmicas econômicas, culturais e políticas
Descrição: As atividades a serem desenvolvidas sob a responsabilidade deste docente estão relacionadas a análise do processo de metropolização observados, especialmente, na porção sul-sudoeste na Região Metropolitana de Manaus, quer sejam, os municípios de Manaus, Iranduba e Manacapuru. Estes dois últimos, recorte espacial de pesquisas anteriores do proponente, o que possibilita o aprofundamento das análises.
Isaque dos Santos Sousa - Coordenador
2019 - 2021
Monitoramento socioespacial na Região Metropolitana de Manaus/RMM
Descrição: A presente proposta objetiva monitorar as transformações socioespaciais advindas do processo de metropolização na Região Metropolitana de Manaus, considerando as dinâmicas humanas, sobretudo nos municípios de Manaus, Iranduba e Manacapuru. Visa ainda Identificar as transformações na produção social do espaço urbano dos municípios investigados, ponderando vieses econômicos, culturais e políticos e; analisar a relação rural-urbano no recorte espacial apontando o modo de vida ante a nova realidade do processo de metropolização. O recorte espacial considerado abrange os municípios de Manaus, Iranduba e Manacapuru, localizados na porção sul-sudoeste da Região Metropolitana de Manaus (RMM), ambos tem sido ponto de partida nesta análise, visto ser por eles que dinâmicas decorrentes do processo de metropolização se materializam apontando a força da dinâmica capitalista.
Isaque dos Santos Sousa - Coordenador
Susane Patrícia Melo de Lima
2016 - 2018
A metropolização do espaço e a provisão de recursos financeiros (impostos, tributos) nos municípios de Iranduba e Manacapuru
Descrição: Este plano de trabalho pretende analisar a contribuição do processo de metropolização para a provisão (geração e/ou arrecadação) de receitas aos municípios de Iranduba e Manacapuru. A realização deste plano está ligada, à proposta coletiva “Dinâmicas urbano-regionais na Região Metropolitana de Manaus: uso e ocupação do espaço em Iranduba e Manacapuru”.
Isaque dos Santos Sousa - Coordenador
Maria Francisca Souza de Nelly
2015 - 2017
As transformações socioespaciais na borda sul da Região Metropolitana de Manaus (2007-2014)
Descrição: A pesquisa busca é realizar uma análise crítica das transformações sociais, econômicas e espaciais recentes ocorridas na borda sul da Região Metropolitana de Manaus (RMM). A temática da pesquisa consiste em abordar as dinâmicas observadas no espaço urbano e regional, por meio do mercado imobiliário, o qual foi impulsionado pelos empreendimentos do poder público e por meio dos investimentos do setor privado. O recorte espacial aqui considerado abrange parte dos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, localizados na porção sul-sudeste da RMM. Espera-se que com a realização dessa pesquisa, se possa discutir, analisar e compreender as transformações socioespaciais nesta área, e assim contribuir para o entendimento do processo de metropolização do espaço na Amazônia ocidental brasileira. Região esta, que apresenta muitas dessemelhanças e poucas similaridades com outras regiões brasileiras.
Isaque dos Santos Sousa - Coordenador
Marcos Castro de Lima
Ana Paulina Aguiar Soares
Flávio Wachholz
Juan Miguel Kanai
André dos Santos Baldraia de Souza
Susane Patrícia Melo de Lima
Descrição: Integrado ao Projeto de Pesquisa Dinâmicas urbano-regionais na Região Metropolitana de Manaus: uso e ocupação do espaço em Iranduba e Manacapuru. Leva-se em consideração as transformações espaciais pela dinâmica econômica na Região Metropolitana de Manaus, especificamente, nas cidades de Iranduba e Manacapuru, bem como, ao longo da Rodovia Manoel Urbano (AM-070) abrangendo tais municípios, visto o impacto do mercado imobiliário neste recorte espacial. Considera-se que por ocasião da expansão do mercado imobiliário as atividades econômicas vão se estabelecendo na área de estudo para subsidiar a própria dinâmica deste, assim sendo um motor propulsor para que uma reestruturação espacial seja notória e passiva de estudos sobre os impactos na configuração espacial da Região Metropolitana de Manaus. O uso e a ocupação do espaço respondem a uma dinâmica, e são os próprios impulsionadores de transformações, seja mediante iniciativa pública ou privada, seja por meio de implantação de comércio e serviços que atendam a dinâmica espacial que ora se instala. As atividades econômicas ligadas ao comércio, e mesmo implantação de serviços, públicos ou privados, grosso modos são os que respondem à valorização imobiliária. Trata-se de processos e construções generalizadas pelo capitalismo, entende-se que impactos decorrentes dos mesmos se estendem aos municípios da RMM, que por sua vez, não estarão à margem das transformações. A Região Metropolitana de Manaus passa por processos de reestruturação em decorrência do processo de metropolização, evidenciando uma lógica de produção e reprodução que se espacializam, ou seja, configuram-se e materializam-se no espaço geográfico. Assim, os objetivos deste plano de trabalho são: Analisar o uso e ocupação do espaço em Iranduba e Manacapuru a partir das transformações econômicas, dando vistas às atividades de comércio e serviços. E de forma bem específica, identificar as atividades econômicas que reconfiguram ou reestruturam o espaço, precisamente, àquelas impulsionadas pela expansão do mercado imobiliário no recorte espacial.
Susane Patrícia Melo de Lima - Coordenadora
Valdir Soares de Andrade Filho
Isaque dos Santos Sousa
Ana Paulina Aguiar Soares
Flávio Wachholz
Eduardo Henrique Freitas Braga
2016 - 2018
A dinâmica das atividades econômicas na Região Metropolitana de Manaus/RMM: uso e ocupação do espaço metropolitano em Iranduba e Manacapuru
2014 - 2016
As transformações socioeconômicas nas imediações da Hidrelétrica de Balbina em Presidente Figueiredo, Região Metropolitana de Manaus
Descrição: Integrado ao Projeto de Pesquisa Ação antrópica nas bacias hidrográficas e seus efeitos em variáveis limnológicas nos tributários da margem direita do reservatório Balbina (AM). As atividades estão relacionadas às transformações antrópicas no recorte espacial da pesquisa; às discussões sobre o uso e ocupação da terra e ao levantamento do perfil socioeconômico dos habitantes desse espaço urbano-regional.
Isaque dos Santos Sousa - Coordenador
Eduardo Henrique Freitas Braga
2014 - 2016
Polimorfismo do labor: mercado de trabalho na Região Metropolitana de Manaus/RMM/Borda-Sul: Transformações e dinâmicas socioespaciais
Descrição: Análise das múltiplas formas do trabalho e a dinâmica recente nos municípios da Região Metropolitana de Manaus/borda sul, tangenciando trabalho e ocupação. Identificar a configuração das atividades econômico-ocupacionais estabelecendo uma análise comparativa entre os municípios da borda sul da região metropolitana; Caracterizar a relação emprego/desemprego e a condição de acesso ao mercado de trabalho, às condições socioespaciais; Traçar uma tipologia da situação dos vínculos ocupacionais a partir de variáveis específicas.
Susane Patrícia Melo de Lima - Coordenadora
Isaque dos Santos Sousa
Bruna Cecília de Oliveira Gomes
Rodrigo Porto Lima Filho
Eduardo Henrique Freitas Braga
Planos Individuais
2021
Univer-Cidade Ativa: Ações e Difusão da Extensão na região Metropolitana de Manaus
isaque dos Santos Sousa - Coordenador
Susane Patrícia Melo de Lima - Coordenadora
Esther da Costa Silva - Bolsista
2021
Univer-Cidade Ativa: Divulgação Científica na Região Metropolitana de Manaus
Isaque dos Santos Sousa - Coordenador
Susane Patrícia Melo de Lima - Coordenadora
Ilma de Farias Raulino - Bolsista
2021
Egressos do Curso de Geografia da ENS: empregabilidade e formação inicial
Ana Paulina Aguiar Soares - Coordenadora
Susane Patrícia Melo de Lima - Coordenadora
Isaque dos Santos Sousa - Coordenador
Heloisa Helena Barbosa De Souza - Bolsista
Ayla Da Costa Gomes - Integrante
Rodrigo Barros da Frota - Integrante
2021
Egressos do Curso de Geografia da ENS: coerências e/ou debilidades na formação profissional
ana Paulina Aguiar Soares - Coordenadora
Susane Patrícia Melo de Lima - Coordenadora
Isaque dos Santos Sousa - Coordenador
Ayla Da Costa Gomes - Bolsista
Heloisa Helena Barbosa De Souza - Integrante
Rodrigo Barros da Frota - Integrante
2021
Egressos do Curso de Geografia da ENS: desafios e possibilidades no exercício da docência no ensino básico
ana Paulina Aguiar Soares - Coordenadora
Susane Patrícia Melo de Lima - Coordenadora
Isaque dos Santos Sousa - Coordenador
Rodrigo Barros da Frota - Bolsista
Ayla Da Costa Gomes - Integrante
Heloisa Helena Barbosa De Souza - Integrante